2025

Consulta e 2ª Via IPVA Amazonas 2025: atrasado, boleto

Imprimir a 2ª via IPVA Amazonas é mais fácil e rápido do que se pensa, e com a chegada do início do ano os contribuintes já buscam informações sobre a consulta e a emissão do boleto do imposto.

Os proprietários de veículos do Estado do Amazonas podem verificar aqui informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA Amazonas.

Como funciona a cobrança do IPVA?

O IPVA é o tributo que deve ser pago anualmente pelos contribuintes proprietários de qualquer veículo, seja carro, motocicleta, caminhão, ônibus, etc.

O tributo é de caráter estadual, ou seja, cada Unidade da Federação é responsável por definir e divulgar anualmente as regras e informações sobre o imposto.

No Estado do Amazonas a responsabilidade de arrecadar o IPVA é da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ, com apoio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN AM no licenciamento dos veículos.

De acordo com as regras de pagamento estabelecidas para o Estado, os contribuintes podem pagar o imposto com descontos ou ainda optar pelo pagamento parcelado sem o acréscimo de juros.

Do total arrecadado, metade fica com o Governo do Estado e a outra metade é direcionada para os municípios onde os veículos foram emplacados/licenciados.

Cálculo e Pagamento IPVA Amazonas

O IPVA é calculado sobre o valor do veículo. Normalmente é utilizada a Tabela FIPE para usados e a nota fiscal de compra para veículos novos.

Sobre os valores de base de cálculo são aplicadas as alíquotas, que podem ser de 2% ou 3%, dependendo da categoria do veículo e suas características. Conheça tudo sobre o cálculo e todas as regras de alíquotas do IPVA AM.

Em relação ao pagamento, são oferecidas geralmente quatro opções aos contribuintes, sendo três em cota única,

Os vencimentos se dão de acordo com o número final da placa, começando com os finais de placa 1 (Conheça todos os vencimentos por placa).

Consulta IPVA Amazonas Detran e Sefaz

Assim que o imposto é lançado pela SEFAZ, todos os dados referentes à cobrança ficam disponíveis para consulta através do site oficial.

Para verificar o valor do IPVA Amazonas, o contribuinte deve inserir o número do Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM no site da SEFAZ ou DETRAN.

Na página da SEFAZ é possível consultar também a Tabela de Valores dos veículos licenciados no Estado. Basta clicar na opção “Consulta da Base de Cálculo do IPVA” e informar os dados, como ano de fabricação, descrição e marca do veículo desejado.

2ª Via Licenciamento e DPVAT – IPVA AM

Além de pagar as parcelas (ou a cota única) do IPVA, para licenciar o veículo é preciso pagar a Taxa de Licenciamento. Pelo site também será possível emitir o Seguro DPVAT, quando for o caso.

O licenciamento do veículo só será executado pelo DETRAN após o imposto ter sido totalmente pago, porém os veículos podem trafegar sem qualquer restrição até o final do prazo de recolhimento.

Consulta e 2ª via IPVA Amazonas Atrasado

Além da consulta de valores em dia, o contribuinte pode também consultar o IPVA Amazonas atrasado e em Dívida Ativa.

Para isso, basta acessar a página da SEFAZ e fazer a consulta normalmente, quando se tratar de IPVA não inscrito em Divida Ativa. Para essa última situação, a consulta deve ocorrer especificamente no campo “Consulta Situação Dívida Ativa“, na mesma página.

Se for preciso renegociar e buscar um parcelamento dos débitos, orientamos que entre em contato com a SEFAZ.

2ª Via IPVA Amazonas: Boleto Atualizado

Para imprimir a 2ª via do boleto do IPVA Amazonas basta fazer o download das guias ao término das consultas, conforme mostramos acima.

De posse dos boletos, agora resta pagá-los até a data de vencimento nos bancos conveniados, listados abaixo.

Veja outros assuntos sobre o IPVA do Amazonas:

Onde pagar o boleto do IPVA (Bancos Conveniados)?

  • Banco do Brasil
  • Bancoob
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal (CEF)
  • Itaú Unibanco
  • Santander
  • Lotéricas

O pagamento através destas instituições listadas acima pode ocorrer em diversos canais. O contribuinte pode pagar pelo aplicativo, internet banking e caixas eletrônicos, por exemplo. Procure o seu banco em caso de dúvidas sobre as formas de recebimento disponíveis.