Calcular o IPVA 2025: como funciona e como fazer o seu

Os contribuintes proprietários de veículos de todo o país poderão conferir abaixo como calcular o IPVA. Além disso, poderão também obter informações relevantes sobre o imposto, como consultas, pagamento e descontos.

O que é IPVA? Quem deve pagar?

CALCULAR IPVA

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deve ser pago por proprietários de veículos de qualquer categoria e é cobrado sempre no início de cada ano, da mesma forma que outros impostos, como o IPTU.

O imposto, que é de responsabilidade estadual, em muitos Estados pode ser pago de uma única vez. Como resultado, esta condição pode gerar bons descontos ao contribuinte.

Além do pagamento à vista com descontos, todos os Estados também oferecem a opção de parcelamento. Nesta opção normalmente não há incidência de juros adicionais, entretanto perde-se direito aos descontos por antecipação.

Em um artigo anterior mostramos como é fácil consultar e realizar o pagamento do IPVA através do Banco Bradesco. É possível acessar este artigo no link a seguir: Consultar e Pagar o IPVA no Bradesco.

Agora vamos mostrar como calcular o IPVA e posteriormente uma simulação de cálculo. Confiram:

Calcular o IPVA – Alíquotas e Tabela de Valores

CALCULAR IPVA

O valor do IPVA é definido por alguns critérios básicos que variam de Estado para Estado. Em suma, o cálculo do imposto a ser pago é feito a partir do valor venal do próprio veículo e da alíquota do imposto.

O valor venal nada mais é do que o valor de mercado do veículo. A maioria dos Estados utiliza a Tabela FIPEFundação Instituto de Pesquisas Econômicas para base de cálculo do IPVA.

Já a alíquota é a porcentagem que será calculada sobre o valor venal. A alíquota é estabelecida pela Administração Estadual e varia de acordo com a característica do veículo (particular, de trabalho, locação, carros, motos, tratores, caminhões, ônibus, etc.).

Em primeiro lugar, para saber como calcular o IPVA do seu veículo, o proprietário deve saber qual é o seu valor venal.

Depois disso, o próximo passo para o consumidor calcular o IPVA  é aplicar a alíquota do imposto determinada pelo Estado em que o veículo está emplacado.

Confira um exemplo do cálculo para melhor entendimento:

  • Valor do veículo: R$ 50.000,00.
  • Alíquota IPVA: 4%.
  • IPVA = 50.000 x 4% = R$ 2.000,00.

Neste site, na parte lateral, é possível acessar todas as informações do IPVA do seu Estado.