Os descontos do IPVA SP 2024 são possíveis de acordo com a opção de pagamento. Quando se aproxima a data de vencimento do imposto, muitos proprietários de veículos buscam por novidades, já que este é um compromisso inadiável do início do ano.
Abaixo será possível conferir todas as informações e novidades IPVA 2024 de São Paulo, inclusive sobre pagamento, isenção e descontos à vista e parcelado.
O que você verá:
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um dos tradicionais compromissos do início do ano, assim como o IPTU. Ele é um imposto anual pago pelos proprietários ou possuidores de veículos. A sua quitação é um requisito para o licenciamento.
Em São Paulo, a SEFAZ – Secretaria Estadual de Fazenda é responsável pelo recolhimento do IPVA. Com apoio do DETRAN, responsável pelo licenciamento, a SEFAZ divulga sempre nos últimos meses do ano, entre outubro e novembro, todas as regras do IPVA para o ano seguinte.
Do total da arrecadação do IPVA SP 2024, 20% vão para o FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. O remanescente do valor é repartido 50% (cinquenta por cento) para o Estado e a outra metade para o município de registro do veículo.
Geralmente nenhuma alteração é realizada nas regras e na forma de cobrança do imposto, sendo mantidas as mesmas condições dos últimos anos.
O que normalmente muda é o valor a ser pago, não devido a mudanças no IPVA de SP, mas pela forma de cálculo do imposto. Você pode conferir como isso funciona acessando a página de Cálculo e Alíquotas do IPVA SP 2024.
Os vencimentos do IPVA 2024 em São Paulo preveem que o pagamento pode ser realizado à vista ou ainda ser parcelado. Aqueles que pagarem na opção de cota única terão direito a descontos. Quem preferir pode parcelar em até cinco vezes. Confira informações sobre as tabelas de vencimentos abaixo:
São duas Tabelas de Vencimentos distintas:
Para caminhões são três opções de pagamento do IPVA SP 2024, sendo duas em cota única e também o parcelamento.
Veja abaixo como se dão os vencimentos das duas opções de cota única e do pagamento parcelado:
Em janeiro será possível obter o desconto de 3% pagando à vista o IPVA (Primeira Opção de Cota Única). As datas de vencimento variam conforme a placa.
A Segunda Opção de Cota Única é em abril, sem descontos, e vencimento no dia 19, independentemente da placa do veículo.
Quem preferir parcelar terá que pagar a primeira parcela em março, sendo o vencimento no dia 20 para todas as placas. Em maio, julho, agosto e setembro vencem a segunda, terceira, quarta e quinta parcela, respectivamente. Neste caso o vencimento também é em um dia específico definido pela Secretaria de Fazenda, ou seja, o mesmo vencimento para todas as placas.
As datas de vencimento terão início em janeiro, quando será possível pagar a Primeira Parcela ou Primeira Opção Cota Única com desconto de 3%.
Em fevereiro o contribuinte deverá quitar a segunda parcela ou ainda a Segunda Opção de Cota Única, que não tem descontos.
Em março, abril e maio teremos os vencimentos da terceira, quarta e quinta parcelas do imposto. Os vencimentos dentro de cada mês variam de acordo com o número final da placa do veículo.
Veja abaixo os vencimentos por placa:
Veículos novos têm tratamento diferenciado em relação às datas de vencimento do IPVA. Veja abaixo as regras:
O pagamento do IPVA para veículos novos poderá ocorrer em cota única com desconto de 3% (três por cento) até o 5º dia útil posterior à data da emissão da Nota Fiscal relativa à aquisição.
Depois disso, o pagamento ainda pode ser efetuado em cota única, sem desconto, até 30 dias contados da data da emissão da Nota Fiscal relativa à aquisição.
Por fim, quem quiser poderá parcelar em até cinco vezes, sendo a primeira parcela em até 30 dias contados da data da emissão da Nota Fiscal. As demais cotas vencem nos meses subsequentes, sempre no mesmo dia do mês em que foi efetuado o pagamento da primeira parcela.
Conhecer os seus direitos é muito importante para aproveitar as melhores condições oferecidas na hora de pagar o IPVA.
Muitos contribuintes têm, por exemplo, direito à isenção do IPVA SP 2024, como é o caso de pessoas com deficiência (PCD), autismo, proprietários de carros antigos e taxistas. Confira quais são todas as condições de isenção do IPVA em São Paulo.
Muitos condutores buscam saber se há desconto no IPVA SP 2024 para carros com GNV (Kit Gás) ou híbridos. Até o momento não há: basta consultar as alíquotas do IPVA SP para conferir os percentuais por categoria.
Na antiga legislação carros com motor a gasolina combinados com GNV tinham alíquota diferenciada. Essa condição continua, mas para carros fabricados até 2008. Veja abaixo:
“Será aplicada a alíquota de 3% (três por cento) para veículos fabricados até 31 de dezembro de 2008 que utilizarem motor especificado para funcionar exclusivamente a gasolina, quando adaptado para funcionar de maneira combinada com gás natural veicular ou gás natural comprimido”
Fonte: SEFAZ SP
A maneira mais convencional de pagar o IPVA e o Licenciamento é através dos Bancos Credenciados/Conveniados com a SEFAZ. O pagamento pode ser realizado mesmo sem a necessidade de impressão de boletos, diretamente nos aplicativos, caixas eletrônicos e internet banking para clientes destas instituições. Veja abaixo quais são os Bancos Credenciados do IPVA SP 2024:
Atualmente é possível efetuar o pagamento de IPVA, multa de trânsito e taxas (desde que não inscritos em dívida ativa) por meio de cartão de crédito, à vista ou parcelado.
Para viabilizar o pagamento do IPVA SP 2024 no cartão de crédito a SEFAZ possui convênios com algumas empresas que prestam esse serviço. A lista contendo os dados de contato dessas empresas está disponível no site da Secretaria de Fazenda.
Nesta modalidade de pagamento há acréscimos de juros e taxas, cobradas pelas empresas. Apenas o valor do IPVA é repassado para a SEFAZ. Verifique quais as condições de pagamento e cobranças adicionais para verificar se vale a pena parcelar o IPVA SP 2024 no cartão de crédito.
Veja outros assuntos sobre o IPVA de São Paulo:
Geralmente são lançadas ações e campanhas de renegociação e parcelamento de dívidas vencidas do IPVA, não somente em São Paulo, mas em praticamente todos os Estados.
As condições de pagamento, como quantidade de parcelas, existência de descontos e anistias, vão depender das normas vigentes.
Para verificar se há desconto para o IPVA SP 2024 Atrasado e em Dívida Ative acesse os sites da SEFAZ – Secretaria de Fazenda e da PGE – Procuradoria Geral do Estado.